Resistência do H2otel 2015
6 horas, 20 Voltas, 100km, 5000m acumulado
Todos os anos, na Vila de Unhais da Serra tem lugar uma prova de resistência em btt com características únicas em Portugal. Alia a dureza de um percurso de montanha ao conforto de um dos melhores hotéis portugueses.
A prova é dura mas tem funcionado para o apuro de forma dos melhores atletas portugueses e pode ser comparada a uma avaliação física conjunta, em vez do “algodão não engana” neste caso temos a Resistência do H2otel não engana pois quem está bem aqui terá com certeza uma boa época desportiva.
O percurso, mais curto este ano, tinha 5 km com um acumulado de 250 m, números redondos foi dito, tentando ser um palco digno onde se iria medir forças.
Devido ao seu grau de dificuldade esta prova nunca foi uma prova de multidões mas, mais uma vez, estiveram presentes grande parte dos principais animadores do nosso btt dentro e fora de portas. Em especial destaque esteve a dupla que venceu a classificação master do Andaluzia Bike Race e que vai tentar igual proeza no Cape Epic o Vítor Gamito e o José Rosa.
Os atletas individuais podem escolher entre a prova das seis horas e das três horas sendo que as duplas apenas contam para a classificação das 6 horas. Este ano decidiu-se separar a classificação por escalões e abrir a prova à participação de atletas juniores.
6 Horas Elites
Os atletas individuais podem escolher entre a prova das seis horas e das três horas sendo que as duplas apenas contam para a classificação das 6 horas. Este ano decidiu-se separar a classificação por escalões e abrir a prova à participação de atletas juniores.
Na prova masculina das seis horas a luta pela liderança ficou desde cedo a ser disputada entre o José Silva e o Ricardo Cruz levando o primeiro a melhor conseguindo dar 20 voltas ao percurso o que perfaz a distância de 100km com 5000m de acumulado mais uma vez números redondos e impressionantes só ao alcance de grandes campeões. No terceiro lugar ficou o Francisco Rosa.
1º José Silva (Gold Nutrition/Oxigen Bikes) 20 voltas em 5h.56m.40s
2º Ricardo Cruz ( Pedro Vaz Acunpuctura) 19 Voltas em5h.51m.24s
3º Francisco Rosa (Barcelos Team Portugal) 18 voltas em 5h.46m.22s
6 Horas Femininas
A competição feminina foi ganha, mais uma vez, pela excelente Tânia Neves que acumula já o seu terceiro titulo nesta prova. Em segundo lugar ficou a também valente Andreia Freitas seguida da estreante Eva Leite que mostrou toda a sua coragem não virando as costas a este desafio apesar do seu estado febril.
1ª Tânia Neves (Clube Btt Águeda/BlackJack) 14 voltas em 5h.20m.27s
2ª Andreia Freitas (Clube Btt Águeda/BlackJack) 10 voltas em 4h.05m.29s
3ª Eva Leite 3 voltas em 2h.00m.48s
6 Horas Master.
Na categoria master ficaram três grandes senhores do btt exemplos a seguir por quem quer ter uma vida saudável e activa. Em primeiro lugar ficou o Carlos Soares a buscar o melhor apuro de forma para os desafios que se avizinham seguido por Joaquim Santos de Vila do Conde e por Luís Gil o Iron Rider.
1º Carlos Soares (Clube Btt Águeda/BlackJack) 16 voltas em 5h.36m.51s
2º Joaquim Santos (Vila do Conde Gerês Extreme) 15 voltas em 5h.36m.03s
3º Luís Gil (Templários/EA motores) 13 voltas em 5h.38m.53s
6 Horas Duplas
Esta foi a prova em que mais incerteza houve quanto ao vencedor final. A estratégia das duas primeiras equipas era muito diferente. Se a equipa do Alexandre Guilhoto e do Carlos Russo optou por mudar a cada duas voltas, na equipa do Renato Flórido e do Davide Machado a estratégia foi a de fazer 3 horas seguidas cada um. As diferenças nunca foram grandes e a disputa foi intensa até ao fim mas os homens da terra levaram a melhor. Na terceira posição ficou a equipa do António Sanches e do jovem Francisco Garcia.
1º Alexandre Guilhoto/Carlos Russo (Garbike/Bike Studio) 21 voltas em 5h.51m.49s
2º Renato Flórido/Davide Machado (Clube Btt de Seia) 21 voltas em 5h.54m.52s
3º António Sanches/Francisco Garcia(Oxigen bikes/Garbike) 19 voltas em 5h.51m.00s
3 Horas Elites
Na prova das 3 horas a luta pelos primeiros lugares foi muito emocionante e jogou-se entre os atletas da equipa campeã da taça de XCM o Clube Btt Seia que arrecadou os três primeiros lugares. A provar a sua apetência por provas de elevada dificuldade Pedro Marques conquistou o lugar mais alto do pódio logo seguido de Paulo Serra e de Ruben Almeida regressado da Andaluzia Bike Race a acusar o desgaste da prova e da viagem mas mesmo assim a não virar costas à luta.
1º Pedro Marques (Clube Btt Seia) 10 voltas em 2h.52m.32s
2º Paulo Serra (Clube Btt Seia) 10 voltas em 2h.54m.14s
3º Ruben Almeida (Clube Btt Seia) 10 voltas em 2h.54m.16s
3 Horas Femininas
A prova feminina teve uma luta muito intensa pelos primeiros lugares. Mais uma vez o Clube Btt de Seia colocou um atleta no lugar mais alto do pódio cabendo a honra a Liliana Jesus seguida de Raquel Marques e de Carla Cabral a fechar o pódio.
1ª Liliana Jesus (Clube Btt Seia) 8 voltas em 2h.59m.50s
2ª Raquel Marques (ASC/FocusTeam) 7 voltas em 2h.38m.24s
3ª Carla Cabral (Btt Lazer) 7 voltas em 2h40m.17s
3 Horas Master
Como não há duas sem três eis que o Clube Btt Seia conquista pela terceira vez o primeiro lugar, desta vez por intermédio de Fernando Carriço. Na segunda posição ficou um atleta local o Pedro Corvo e do alto da sua veterania, Benjamin Silva conseguiu ainda arrancar o terceiro Lugar.
Fernando Carriço (Clube Btt Seia) 9 voltas em 2h.51m.00s
Pedro Corvo (Art’Bike) 8 voltas em 2h.59m.53s
Benjamim Silva (ASC/Focus Team) 7 voltas em 2h.46m.54s
3 Horas Junior
Foi sem duvida uma grande mais valia para a prova a participação dos Juniores. Atletas em ascensão que não se deixaram impressionar pela dureza esperada e com aquele entusiamo próprio dos mais jovens vieram dar mais vida à prova. Assim o jovem Guilherme Sousa ganhou a categoria secundado por Leonardo Rodrigues e pelo João Cassiano. Um futuro promissor espera estes jovens.
1º Guilherme Sousa (Seissa/A.C.R. Roriz) 9 voltas em 2h.48m.06s
2º Leonardo Rodrigues (Clube Btt Águeda) 9 voltas em 2h.51m.16s
3º João Cassiano (Btt Gardunha) 8 voltas em 2h.40m.07s